Email: solvipjequie@gmail.com

.
.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Com Show de Ronaldinho, Fla vira sobre o Santos em jogo épico na Vila

Uma ode ao futebol: Flamengo vence Santos num jogo espetacular na Vila. Peixe abre vantagem de 3 a 0, com destaque a Neymar. Mas Ronaldinho, que volta a ser o gênio dos tempos de Barcelona, comanda a reação carioca.


Difícil achar um adjetivo para qualificar o que Santos e Flamengo fizeram nesta quarta-feira à noite, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Um show, um concerto, um espetáculo? É pouco. Foi, enfim, um jogo histórico, que será lembrado por muito tempo. No fim, o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, que saiu perdendo por 3 a 0, acabou levando a melhor sobre o Santos, num 5 a 4 de encher os olhos, para apagar da memória dos torcedores brasileiros o burocrático futebol apresentado pela Seleção Brasileira na Copa América. O craque rubro-negro, enfim, mostrou a que veio quando retornou ao Brasil. Foi genial, como há muito tempo não era, marcando três gols, chegando a oito, artilheiro da competição. Neymar também brilhou, com dribles desconcertantes e dois gols, o primeiro antológico.
Muitos gols, uma obra-prima e o vilão
saiba mais
Ninguém tinha dúvidas de que seria um grande jogo, mas acabou saindo melhor, bem melhor mesmo, do que a encomenda. Craques dos dois lados, jogadas de efeito e muitos gols - um deles, de Neymar, uma obra de arte. Foram seis tentos apenas no primeiro tempo. As duas zagas sofreram muito e falharam demais também. Bom para o espetáculo, que começou com o Santos como protagonista.
Tocando fácil, de primeira, Ganso, Elano e Ibson se achavam em campo. E todos encontravam Borges. Elano, principalmente. Num lançamento primoroso, logo nos movimentos iniciais da partida, o meia largou o camisa 9 na cara de Felipe. Com extrema tranquilidade, o parceiro de Neymar deu um leve toque, o suficiente para tirar a bola do alcance do goleiro rubro-negro.


Ronaldinho Gaúcho comemora gol do Flamengo sobre o Santos (Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)
Ronaldinho Gaúcho faz a festa na Vila Belmiro
(Foto: Eliaria Andrade / Ag. O Globo)
O Fla até tinha a bola e explorava bem o lado esquerdo da defesa alvinegra, com Luiz Antônio aproveitando-se dos espaços às costas de Léo. Mas o Peixe era mais incisivo. Borges ampliou, completando jogada individual de Neymar, que, deitado no chão, conseguiu acertar o passe para o companheiro.
O time rubro-negro parecia entregue. E Neymar, inspirado. A goleada estava desenhada e com um toque de gênio. Aos 26, o craque santista arrancou pelo meio, jogou para Borges, que escorou e devolveu. Num drible improvável, o camisa 11 passou por Welinton, Angelim e ficou na frente de Felipe. O toque final foi leve, por baixo do goleiro. A Vila Belmiro aplaudiu de pé.
A festa alvinegra estava armada. Cabia muito mais. Aliás, houve muito mais. Só que, agora, por parte do Flamengo. O jogo mudou de lado. O Rubro-Negro não se intimidou com a vantagem adversária e continuou indo para cima. Marcou dois gols rápidos, com Ronaldinho e Thiago Neves e pressionou o Santos, que apresentava muitas falhas defensivas. Lembrou o time de 2010, que dava sustos na mesma medida em que marcava gols.
Foi aí que apareceu o vilão da noite. Neymar, endiabrado, invadiu a área pela esquerda e caiu. O árbitro marcou pênalti de Willians. Uma marcação duvidosa. Borges pegou a bola para bater, mas Elano assumiu a bronca. Queria se redimir do vexame da Copa América, quando, na decisão por penalidades nas quartas de final, contra o Paraguai, ele mandou uma bola na estratosfera, muito acima da meta. Em momentos difíceis, abusar não costuma ser prudente. Uma cavadinha displicente. A bola, leve, tranquila, morreu nos braços de Felipe, que ainda teve tempo de 'descontar' a ousadia do santista ao fazer embaixadinhas antes de repor a bola em jogo.
A Vila caiu em vaias na cabeça de Elano, que chegou a fazer sinais para os alvinegros descontentes. Para piorar a situação do meia santista, Deivid, escorando cobrança de escanteio, empatou a partida. O Flamengo estava vivo; o Santos, adormecido. Elano, em maus lençóis.


Thiago Neves no jogo do Flamengo contra o Santos (Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)
Thiago Neves marca o segundo gol do Fla, de cabeça
(Foto: Alexandre Vidal / FlaImagem)

Neymar + Ronaldinho = show


O segundo tempo foi tão eletrizante quanto o primeiro. O Fla foi melhor, teve mais a bola. Chegou, inclusive, a encurrralar o Peixe. O sistema defensivo santista falhava na marcação. Ronaldinho e Thiago Neves tinham muito espaço para trocar passes. Os alvinegros, mal posicionados, corriam atrás. Neymar, porém, fazia a diferença. Puxando contra-ataques, ele tirou o Peixe do sufoco logo após o início do segundo tempo, arrancando pela esquerda e dando um toque inspirado para matar Felipe.
Mas Neymar não era o único protagonista do jogaço. Ronaldinho Gaúcho mostrou que o craque pensa à frente, surpreende, improvisa. Falta na entrada da área, pelo lado direito. Rafael armou a barreira e se posicionou no lado direito. Todos esperavam a batida por cima da barreira. Esperto, o camisa 10 tocou rasteiro. A bola passou por baixo e enganou o goleiro santista. 4 a 4!
A Vila Belmiro não respirava. Privilegiadas, as quase 13 mil testemunhas do jogo do ano no Brasil não desgrudavam os olhos do gramado. Qualquer piscada e se perderia um drible de Neymar, um toque refinado de Ronaldinho.
Neymar driblava, chutava, só sofria mesmo com a marcação de Willians. O jeito era fazer a bola não chegar ao astro santista. Foi isso o que o Flamengo fez quando roubou a bola no meio de campo - num erro de Ganso. Um contra-ataque mortal, com Ronaldinho arrancando pela esquerda, invadindo a área e definindo o placar.
Uma salva de palmas para o futebol.


SANTOS 4 X 5 FLAMENGO
Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Ibson, Elano
(Alan Kardec) e Ganso; Neymar e Borges.
Técnico: Muricy Ramalho

Felipe, Léo Moura, Welinton (David), Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Willians, Luiz Antonio (Bottinelli), Renato e Thiago Neves; Ronaldinho e Deivid (Jean).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo


Gols: Borges, 4, 16, Neymar, 26, Ronaldinho Gaúcho, 28, Thiago Neves, 31, Deivid, 43 minutos do primeiro tempo; Neymar, 5, Ronaldinho Gaúcho, 22, 36 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Welinton, Willians, Thiago Neves, Renato (Flamengo). Léo, Neymar (Santos).

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP).
Data: 27/07/2011.
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO).
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Erich Bandeira (PE).
Renda e público: R$ 312.040,00/12.968 pagantes.




quarta-feira, 27 de julho de 2011

Taxa de desemprego sobe para 11% em junho, mostra Dieese

Houve alta no desemprego em São Paulo, Recife e Porto Alegre. Número de desempregados nas regiões foi estimado em 2,4 milhões.

A taxa de desemprego para as sete regiões metropolitanas pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) subiu para 11% em junho, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (27). Em maio, a taxa ficara em 10,9%.


RegiãoMaioJunho
Distrito Federal 13,012,7
Belo Horizonte8,27,7
Fortaleza10,09,7
Porto Alegre7,77,8
Recife13,713,9
Salvador15,615,5
São Paulo10,711,0
Total10,911,0
 
 
O Dieese estimou em 2,427 milhões o número de desempregados nos locais pesquisados, 17 mil a mais que no mês anterior.

De acordo com a pesquisa, a taxa de desemprego total cresceu em Porto Alegre, Recife e São Paulo. Houve queda na taxa no Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador.



De acordo com a pesquisa, o aumento no número de desempregados foi resultado da entrada de 26 mil pessoas no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que foram criados 8 mil postos. O total de ocupados, nas sete regiões investigadas, foi estimado em 19,732 milhões de pessoas e a população economicamente ativa, em 22,159 millhões.




Advogada baleada em Salvador passa bem e já conversa, diz família

Vítima foi atingida no pescoço em uma tentativa de assalto. 'Carro morreu' e suspeitos pensaram que ela ia reagir, diz pai da vítima.


Advogada baleada em Salvador (Foto: Arquivo Pessoal)
Ludmila foi baleada na tarde de segunda-feira (Foto: Arquivo Pessoal)
 
 
A advogada baleada em uma tentativa de assalto na segunda-feira (25), na Avenida Garibaldi, em Salvador, foi transferida na tarde desta terça-feira (26) do Hospital Geral do Estado (HGE) para um um quarto do Hospital São Rafael, também na capital baiana.

De acordo com a família da vítima, Ludmila Carneiro, que tem 27 anos, passa bem e já está conversando. A advogada deve passar por uma tomografia, para que os médicos avaliem se há a necessidade de uma cirurgia para a retirada da bala, que está alojada na região próxima ao ouvido.

O pai de Ludmila deu um depoimento demonstrando indignação com o que aconteceu com a filha.“Quatro horas da tarde. Em plena luz do dia, com uma multidão passando pelo local. Ela estava totalmente exposta. Não é porque é minha filha, se fosse com qualquer outra pessoa. A situação está horrível”, desabafou Adalardo Carneiro sobre a violência em Salvador.

A vítima foi socorrida por uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do HGE. Ainda na noite de segunda-feira, ela fez uma tomografia para confirmar onde a bala estava alojada.


Carro de advogada baleada na Avenida Garibaldi (Foto: Reprodução/TV Bahia)
Carro de advogada baleada na Avenida Garibaldi (Foto: Reprodução/TV Bahia)
 
 
A advogada chegou ao hospital consciente e contou para os familiares como aconteceu a tentativa de assalto.

“Ela parou o carro na sinaleira, os indivíduos chegaram armados e, quando ela viu que eles estavam armados, ela desligou o carro automaticamente, o carro morreu em função do nervosismo dela. Eles pensaram que ela ia ligar o carro de novo e sair e atiraram”, conta o pai.




 

Adolescentes aproveitam férias para voltar às aulas com silicone nos seios

Mulheres adultas também colocam implantes de silicone durante o inverno. Procura por plástica aumenta em julho, diz Sociedade Brasileira de Cirurgia.

Bruna Molz, princesa da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) (Foto: Raul Zito / G1)
Bruna Molz, princesa da Oktoberfest de Santa Cruzdo Sul (RS),
aproveitou as férias escolares e o inverno para colocar silicone aos
17 anos de idade (Foto: Raul Zito / G1)
 
 
Nesta volta às aulas, algumas adolescentes aparecerão diferentes em sala e deverão chamar a atenção dos garotos. Em nome da beleza, muitas meninas têm trocado viagens durante as férias escolares por consultas com cirurgiões para colocar silicone nos seios.
Parte das garotas, de 12 a 18 anos, não vê a hora de estrear o implante e dividir a novidade com os colegas de classe.

“Foi presente antecipado de aniversário melhor que qualquer viagem. Chego à maioridade em agosto, mas não aguentei esperar. Ganhei os implantes do meu pai, mas ajudei a pagar com o dinheiro que guardei da mesada, viu?! Sempre admirei e achei lindo seios grandes e considerava os meus muito pequenos. Quis peitos bonitos como os da minha mãe, que já têm silicone. Mas meu sutiã não passava do tamanho 36 e eu usava com bojo para parecer que eles eram maiores”, diz a estudante Raysa Martins de Jesus, que aos 17 anos colocou 300 ml de silicone no último dia 12.
saiba mais
Apesar de a operação ter sido recente, Raysa diz estar recuperada e ansiosa para retornar à escola, nesta semana, em Americana, no interior de São Paulo. “Agora eu tenho ‘peito’”, brinca a garota, em entrevista ao G1.

“Desde os 14 anos minha filha falava que os seios dela eram pequenos e me pedia para pôr silicone, mas eu dizia que não, que ela ainda era muito nova. Depois que eu coloquei as próteses em mim neste ano, minha filha insistiu mais. A levei ao médico e como ele disse que o peito dela não cresceria mais, decidimos fazer a plástica nela”, diz a mãe de Raysa, a empresária Lucimara Martins Camilo, de 36 anos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), julho concentra, tradicionalmente, o maior número de intervenções cirúrgicas durante o ano, com um aumento de 50% nas operações plásticas em relação aos outros meses. Dois são os motivos: férias escolares e inverno.


Lucimara Martins Camilo, de 36 anos, e sua filha, Raysa Martins de Jesus, de 17, colocaram silicone. A estudante pôs as próteses no último dia 12 (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Lucimara Martins Camilo, de 36 anos, e sua filha, Raysa Martins de Jesus,
de 17, colocaram silicone; a estudante pôs as próteses no último dia 12
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
 
 
“Julho é um período de férias escolares, as pessoas conseguem programar a cirurgia e se recuperar com mais calma. E também tem o inverno que aumenta procura por cirurgia plástica. A opção de operar no frio se deve ao maior conforto pós-operatório. Há menor exposição aos raios solares, o que contribui para uma melhor cicatrização e menor inchaço. Outra vantagem é que o resultado final aparece dentro de seis meses, o que significa aproveitar o verão tranquilamente”, explica o presidente da SBCP, Sebastião Guerra, que trabalha como cirurgião plástico em Belo Horizonte.

Apesar de os dados sobre cirurgias deste semestre ainda não terem sido computados pela entidade, a estimativa da sociedade é que as adolescentes irão responder por 10% do total de plásticas neste ano. Além das estudantes, as mães delas também aproveitam as folgas das filhas e a baixa temperatura para fazer a plástica.

“Nessa época de frio não tem sol e praia. Há um aumento considerável mesmo na procura”, confirma a cirurgiã plástica Ana Helena Patrus, sócioprorietária da Clínica Santé, em São Paulo.

‘Me chamavam de reta’

Para resgatar a autoestima, as pacientes suportam os pontos, a cicatriz, o inchaço, o incômodo de não poder erguer os braços por determinado tempo e a dor da operação. “Doeu um pouquinho sim, mas valeu a pena. O resultado foi ótimo. Só quando eu coloquei as próteses passei a me sentir mulherão”, argumenta a modelo gaúcha Bruna Molz, de 21 anos, uma das princesas da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) deste ano.


Sebastião Guerra, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) (Foto: Fabiano Correia / G1)
Sebastião Guerra, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia
Plástica (SBCP) (Foto: Fabiano Correia / G1)
 
 
Bruna colocou 300 ml, no inverno de 2007, quando tinha 17 anos. O presente de aniversário dos pais fez com que o sutiã dela saltasse do número 36 para o 42. A loira de 1,75m afirma que só fez a cirurgia porque era traumatizada pela ausência de seios volumosos. “Fui vítima de bullying na escola. Sempre tive bunda grande, mas não tinha peito. Me chamavam de ‘bundita’ e de ‘reta’. Sofri mais nos concursos, quando vi as outras meninas com peito. Eu era um gurizinho. Teve uma vez que cheguei a chorar. Agora tudo ficou proporcional e estou mais feliz.”

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, enquanto o número de adolescentes que recorrem à plástica tem aumentado nos últimos anos, a idade delas também vem diminuído. Quinze anos de idade é a média para a colocação de silicone, por exemplo.

Levantamento inédito encomendado pela entidade em 2009 mostrou que dos 629 mil procedimentos cirúrgicos estéticos feitos entre setembro de 2007 e agosto de 2008, 37.740 foram feitos em adolescentes. Para chegar a esse número, que corresponde a 8% do total de intervenções no país naquele período, foram ouvidos 3.533 cirurgiões associados.

“Eu mesmo já coloquei silicone numa menina norueguesa de 13 anos, mas com cara de 18. Mas ela estava com quase 1,70 m, já havia menstruado. Esse caso é raro, mas nos últimos três anos, pus próteses em oito garotas com menos de 15 anos”, diz o presidente da SBCP, Sebastião Guerra.


Emily Dockhorn recorreu ao silicone quando completou 18 anos. A gaúcha é atual rainha da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS) (Foto: Raul Zito / G1)
Emily Dockhorn recorreu ao silicone quando completou 18 anos;
a gaúcha é a atual rainha da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul (RS)
(Foto: Raul Zito / G1)
 
 
O médico Hermes Masayuki, de Santo André, no ABC, responsável pelos implantes em Lucimara e Raysa, afirma que a colocação da prótese depende de cada paciente.

“Vejo se existe um trauma psicológico muito grande, se a cirurgia é para fins estéticos ou correção de assimetria mamária, se o interesse de aumentar os seios é algo pessoal ou se está influenciada por amigas. Devemos saber também quando veio a primeira menstruação, idade atual, se faz uso de contraceptivo hormonal, se nos últimos 12 meses sentiu aumento das mamas, e se o peso, altura e o manequim estão estacionados”, elenca Masayuki.

Somente após essas avaliações e o exame físico é que o médico sugere o volume da prótese a ser colocado.


A estudante e modelo campineira Ana júlia Dorigon, de 16 anos, ganhou como prêmio do Miss Teen 2009 R$ 20 mil em cirurgia plástica. Ela disse que ainda é muito nova para usar o prêmio (Foto: Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
A estudante e modelo campineira Ana júlia Dorigon, de 17 anos,
ganhou como prêmio do Miss Teen 2009 R$ 20 mil em cirurgia plástica.
Ela disse que ainda é muito nova para usar o prêmio
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
 
 
Contra silicone na adolescência

Mas há médicos que evitam fazer cirurgias de implantes de silicones em seios de adolescentes.
“Menininha de 15 anos que quer prótese porque coleguinha pôs ou viu na TV não me convence. É a mesma coisa que pai deixar filho menor pegar carro para dar uma volta. Se vir adolescente, não deixo de atender. Tenho conversa franca junto com os pais, mas mesmo que eles autorizem e adolescente queira, é o cirurgião quem decide”, afirma Ruben Penteado, cirurgião plástico, diretor do Centro de Medicina Integrada em São Paulo. “Com o corpo da adolescente em formação, em crescimento, a intervenção cirúrgica deve ser feita se necessário.”

Em 17 anos como cirurgião plástico, Penteado diz ter atendido cerca de 3,5 mil pacientes, sendo que 15% foram adolescentes procurando uma consulta. “Mas desse percentual, operei 1%. A maioria eu recuso. Eu insisto nessa postura para não banalizar a coisa”, diz ele, que é pai de uma adolescente de 14 anos. “Até agora ela ainda não me pediu nada de plástica.”

A ex-participante da edição número 11 do reality show Big Brother Brasil, a professora de edução física Janaina Santos, de 26 anos, gostaria de ter colocado silicone na adolescência, mas se achava muito nova. “Fiz a plástica neste ano. Queria pôr desde os meus 17 anos, mas acho que fiz bem em não colocar na adolescência. Adolescente não tem muita noção do que faz.”

A atual rainha da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, a estudante gaúcha Emily Dockhorn, atualmente com 21 anos, só colocou o silicone após os 18 anos. “Adolescente tem sonhos. É o sonho de qualquer adolescente pôr silicone. Cada vez mais, ela procura pela plástica e beleza, vê isso nas revistas e passarelas. Cabe encaminhamento psicológico. É um ato de responsabilidade”, diz ela, que, com o incremento de 300ml em cada seio foi do sutiã 42 para o 46.


Gabriele Marinho, estudante e modelo maceiosense de 17 anos, é a atual Miss Teen Brasil, diz estar satisfeita com seu corpo e não pretende fazer plástica tão cedo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Gabriele Marinho, estudante e modelo de 17 anos,  atual
Miss Teen Brasil, diz estar satisfeitacom seu corpo e não
pretende fazer plástica tão cedo
(Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
 
 
Misses teens ganham plástica

Apesar de terem ganho como prêmio R$ 20 mil em cirurgia plástica em algumas clínicas, as duas últimas ganhadoras do concurso Miss Teen Brasil dizem que ainda estão muito novas e não pensam em pôr silicone tão cedo.

A estudante Ana Júlia Dorigon, de 1,70m, e 51kg, de Campinas, levou o título em 2009, quando ainda tinha 15 anos. Agora com 17, pensa em seguir a carreira de modelo ao natural. “Eu não tenho muito peito, uso tamanho 40, mas não vejo necessidade de colocar prótese. Temos recursos para aumentar na hora do concurso, como, por exemplo, usar um sutiã que junta os seios para eles parecerem maiores e mais volumosos”, brinca.

“Não sou contra a plástica, só não apoio o uso excessivo. Já cheguei a ver meninas de 14 anos com silicone nos concursos”, opina Ana Júlia.

A atual Miss Teen Brasil, a estudante Gabriele Marinho, uma loira de olhos verde e 17 anos, diz que pretende usar o prêmio da plástica para pôr silicone só quando ficar mais velha. “Se a lei da gravidade tomar conta, quem sabe? Por enquanto prefiro correr e malhar. Melhor fazer com 18 anos”, diz ela, que tem 1,69m, pesa 49 kg e está satisfeita com seu sutiã tamanho 42.

Gerson Antonelli, diretor-executivo do concurso Miss Teen Brasil, afirma que após o concurso fica a critério das garotas e de seus responsáveis fazer ou não plásticas. “Não incentivamos ninguém a fazer. Optamos pela beleza natural, mas não perguntamos a elas quem fez alguma plástica. Se fez, não temos conhecimento.”
A próxima edição do concurso deverá acontecer em agosto em Guarulhos, na Grande São Paulo. A idade mínima é de 14 anos e a máxima 19 anos incompletos. São R$ 50 mil em prêmios para as vencedoras, como curso de línguas no exterior.


Marilia e Pamela Caputi, mãe e filha, respectivamente, adeririam ao silicone (Foto: Daigo Oliva / G1)
Marilia e Pamela Caputi, mãe e filha, respectivamente,
adeririam ao silicone (Foto: Daigo Oliva / G1)


Psicólogo

Walter Poltronieri, pesquisador e professor doutor em psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP), recebe muitas adolescentes que são encaminhadas a ele por cirurgiões plásticos que querem uma avaliação psicológica da garota que deseja pôr silicone.

“Quem quer peito maior quer se sentir mais sedutora. A cultura do corpo é uma megatendência. Atendi moça que queria redução, a mamoplastia redutora. Ela tinha dor nas costas e os seios chamavam a atenção indesejada. É fato que era preciso tirar a pedra do sapato e eu concordei com a plástica. Já outra menina queria seios maiores, mas ela já os tinha. Nos testes, ela demonstrou que estaria competindo com a mãe. Ela ia fazer 15 anos e queria pôr silicone como presente de aniversário. Além disso, na cabeça dela, havia uma competição com a mãe para ver quem tinha mais peito. Conversei com a mãe, que também era contra a cirurgia, que seria gratuita num hospital público, porque a família não tinha renda. Mas eu disse ‘não’ para a cirurgia com uma justificativa: de que a garota fosse encaminhada para um tratamento”, diz Poltronieri.

Mães e filhas

A relação de mãe e filha é muito presente em diversos relatos sobre plástica. “O perfil das pacientes é adolescentes em férias e de suas mães”, diz o médico Fernando de Almeida Prado, de São Paulo, membro e diretor da SBCP.

Em muitos casos, as filhas seguiram os passos das mães. É o que ocorreu com Marilia Caputi, de 45 anos, e Pamela Caputi, de 26. Marília, que é apresentadora de TV em Americana, pôs silicone primeiro.


A modelo e apresentadora Gil Jung, de 25 anos, colocou 450ml em cada seio em julho de 2009 (Foto: Raul Zito / G1)
A modelo e apresentadora Gil Jung, de 25 anos, colocou 450ml
em cada seio em julho de 2009 (Foto: Raul Zito / G1)
 
 
A filha dela, Pamela, que colocou 300ml, poderá superar os 380 ml da mãe no futuro. “Quero ir para 400ml”, conta ela, que é enfermeira em Praia Grande, litoral paulista. Jéssica Freitas, de 21 anos, também se inspirou na mãe, Cleonice Ferreira dos Santos, de 42 anos. As duas moram em São Bernardo do Campo, no ABC, e operaram com o mesmo médico. A diferença é que a estudante colocou as próteses quando fez 18 anos e a empresária, com 32 anos.

Veteranas no quesito silicone, as modelos Gil Jung e Núbia Oliiver alertam para os riscos de uma cirurgia mal feita.

“O médico precisa ter uma boa indicação, alguma referência. Não procure o primeiro que aparece”, diz Gil, 25 anos e três trocas de próteses. A última foi em julho de 2009, quando colocou 450ml em cada seio.
Se preparando para realizar a quinta cirurgia plástica de mama neste mês, a atriz e modelo Núbia Oliiver, de 37 anos, diz que sempre encontra os consultórios cheios nesse período. “Aconselho prestar sempre atenção na escolha do profissional, se está certa em fazer o procedimento, se não é apenas modismo, se não pode esperar mais um pouco, se o que antecede o procedimento está tudo preparado e correto", afirma Núbia.


RECOMENDAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA
DE CIRURGIA PLÁSTICA
O que os médicos devem analisar quando recebem adolescentes que querem colocar silicone:
1) Conformação corporal - ver se a garota ainda poderá crescer

2) Parte hormonal – checar se ela já menstrua
3) Anatomia da mama – perpectiva evolutiva do crescimento dos seios
4) Quadro psicossocial - conhecer os motivos que a levaram a querer aumentar as mamas
5) Participação familiar - saber se os pais ou responsáveis apoiam a decisão da menina
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
 
 
Blogueira

Disposta a tentar esclarecer dúvidas que as mulheres têm antes e depois de se submeter a uma cirurgia plástica, uma nutricionista paranaense de 25 anos decidiu criar um blog, o 'lipoesilicone'. Ela pede para não ter o nome ou imagem divulgados, mas afirma que recebe muitas perguntas de adolescentes. A própria fez a página na internet após se submeter a algumas intervenções, como implantes de silicone, no final do ano passado.

“Antes da cirurgia fui atrás de informações e não havia relato. Decidi montar o blog e contar minha cirurgia para trocar experiências com outras pacientes e futuras pacientes”, conta ela, que colocou 325 ml e foi do sutiã 42 para o 46.

“Acho que com 16 anos não está totalmente formada. Vai da consciência dos médicos e dos pais também. As meninas precisam saber que quem coloca silicone tem dias bem complicados para dormir, como falta de ar e enjoo por causa da anestesia”, diz a blogueira.


FONTE: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/07/adolescentes-aproveitam-ferias-para-voltar-aulas-com-silicone-nos-seios.html


Dilma nomeia Pelé 'embaixador honorário' do Brasil para Copa 2014

Presidente recebeu rei do futebol nesta terça no Palácio do Planalto. 'Não poderia deixar de aceitar esse convite', afirmou o ex-jogador.


A presidente Dilma e o ex-jogador Pelé em encontro no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert / PR) 
Dilma e o ex-jogador Pelé em encontro no Palácio do Planalto (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
 
 
A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta terça (26) o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, "embaixador honorário" do Brasil para a Copa de 2014.

Dilma se reuniu com Pelé e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em seu gabinete, no Palácio do Planalto. O rei do futebol afirmou que "não poderia deixar de aceitar" o convite de Dilma. Ele terá como função fazer a promoção no país e no exterior da Copa do Mundo do Brasil. A função não é remunerada.
"Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Como brasileiro vocês sabem que eu já faço isso desde quando nasci. Desde a primeira Copa do Mundo que eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande, mas eu não poderia deixar de aceitar", disse Pelé.
Eu não poderia deixar de aceitar esse convite da nossa presidenta. Como brasileiro vocês sabem que eu já faço isso desde quando nasci. Desde a primeira Copa do Mundo que eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande mas eu não poderia deixar de aceitar"
Pelé
Logo após o anúncio do novo cargo, Pelé pediu o apoio dos brasileiros para a realização do mundial de futebol no Brasil. Pelé lembrou a Copa da Suécia, em 1958, quando a vitória da seleção brasileira “enalteceu” o nome do país. Segundo ele, todos os 190 milhões de brasileiros precisam contribuir para a organização do mundial.

“Eu gostaria de pedir para todo o povo brasileiro que acreditasse, porque estava meio confuso, meio em dúvida com alguns problemas que nós tivemos aqui e que a gente sabe ainda das condições, mas que podemos acreditar, porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa Copa do Mundo. Agora essa administração será feita com com 190 milhões de brasileiros e todos ficaremos orgulhosos de entregar bem essa Copa”, disse o ex-jogador.

O ministro dos Esporte, Orlando Silva, afirmou que a presidente Dilma ficou "feliz" em receber o ex-jogador em seu gabinete. Segundo Orlando Silva, a função de embaixador é uma homenagem a Pelé "pelo que ele fez pelo esporte e pelo Brasil”.


Pelé durante entrevista no Palácio do Planalto (Foto: Débora Santos)
Pelé durante entrevista no Planalto (Foto: Débora Santos)
 
 
“É um homem que conhece muito do mundo do futebol. Vai nos ajudar, vai nos representar em eventos. Até junto à Fifa [Federação Internacional de Futebol]. Pelé significa superação, vitória, é um símbolo importante para o Brasil”, disse o ministro.

Para o ministro, a experiência de Pelé ajudará a orientar o governo e na interlocução dentro e fora do Brasil. “Ela [presidente Dilma Rousseff] acredita que pela força da imagem do Pelé, pela história dele, um homem que viveu 10 copas, a presidente acredita que seria a melhor face da Copa do Mundo de 2014 e esse título [de embaixador] tem um pouco esse sentido”, disse Orlando Silva.

O ministro afirmou ainda que está prevista na agenda da presidente Dilma a participação no sorteio das chaves para as eliminatórias da Copa de 2014. O sorteio será o primeiro evento oficial da Copa. O evento será realizado no Rio de Janeiro no próximo sábado, dia 30.

Jogos Militares

Dilma havia se encontrado com Pelé na cerimômia de abertura da 5ª edição dos Jogos Mundiais Militares, que ocorreu no Engenhão, no Rio de Janeiro, no sábado (16). Durante o evento, a pira olímpica foi acesa por Pelé, que foi escolhido por ser o atleta do século 20 e por ter jogado na seleção militar no início da sua carreira representando as Forças Armadas.


FONTE: http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/07/dilma-nomeia-pele-embaixador-honorario-do-brasil-para-copa-2014.html


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Médico veta, e Fla desiste de Ariel

José Luiz Runco diz que atacante só poderia jogar daqui a um mês e meio.


ariel flamengo hotel windsor (Foto: Fabio Leme / Globoesporte.com)
Ariel estava confiante, mas acerto não aconteceu (Foto: Fabio Leme / Globoesporte.com)
 
 
O Flamengo desistiu oficialmente da contratação de Ariel na tarde desta quatra-feira. O departamento médico rubro-negro vetou a contratação, devido a uma fratura no braço direito do atacante argentino.
- A fratura é no úmero, um osso importante do braço. O jogador tem apenas 40 dias de recuperação e precisaria de pelo menos mais um mês e meio para se recuperar totalmente - disse o médico José Luiz Runco.
Sem André, que se apresenta ao Atlético-MG no fim da tarde, o Flamengo recebeu Ariel para exames  no começo do dia. Segundo o Racing Santander, com quem o argentino tem contrato até 2014, o jogador estava em reta final de recuperação. Ariel chegou ao Rio confiante, mas desde  o início os médicos rubro-negros condicionavam o acerto ao resultado da tomografia.
 
O dia também foi de nova cartada por Kleber,  do Palmeiras. Mas Felipão já confirmou a escalação do atacante no jogo desta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu.  Se entrar em campo, o Gladiador completará sete partidas neste Brasileiro, ficando impedido de se transferir para qualquer clube da Série A.
Com o desfecho negativo das conversas com Ariel e Kleber, o Flamengo não deve ter mais reforço para o ataque nesta janela internacional. O prazo termina às 23h59min. O elenco conta com Deivid, Diego Maurício, Negueba (que está com a Seleção sub-20) e Jael, que deve assinar contrato nesta quarta.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2011/07/medico-veta-e-fla-desiste-de-ariel.html


Presidência suspende obras da Ferrovia Oeste Leste na BA, diz Ibama

Ibama afirma que trechos entre Caetité e Ilhéus tiveram licença suspensa. Causa teria sido o descumprimento das exigências ambientais.



A presidente Dilma Rousseff suspendeu, na segunda-feira (18), a licença de instalação dos primeiros quatro trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), localizados entre as cidades de Caetité e Ilhéus, no sudoeste e sul do estado, respectivamente.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a decisão foi baseada em pareces técnicos do Departamento de Licenciamento Ambiental, que apontou que os programas ambientais não estavam sendo executados.
A Secretaria da Casa Civil da Bahia afirmou, através da assessoria de comunicação, que a suspensão presidencial serve como advertência para reforma no projeto. "O Estado da Bahia tem pedido empenho da Valec para que se efetue os programas ambientais e acredita que isso seja feito num curto espaço de tempo", diz nota.
Em visita a Dona Canô, nesta quarta-feira, o governador do Estado se posicionou sobre o assunto. "Eu espero que seja assinado um termo de conduta para que a gente não tenha nenhum impasse", disse o governador.
A obra é conduzida pela estatal Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, do Ministério do Transporte, instituição que está sendo alvo de investigações sobre superfaturamento de obras. A construção da Fiol está avaliada em R$ 7,43 bilhões a serem pagos até 2014, sendo considerada a principal obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado.
De acordo com o Ministério dos Transportes, a ferrovia ligará as duas cidades do sul do estado, além de Barreiras, na região oeste, com a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, através de 1.527 km de extensão total. Outra estimativa do projeto é integrar a Fiol com a Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás.
Na Bahia, o governo prevê que o transporte ferroviário da Oeste-Leste irá reduzir o custo de transportes de insumos e outros produtos, aumentar a competitividade no agronegócio e a possibilitar a implantação de outros polos agroindustriais. A expectativa do governo é que os principais produtos transportados sejam soja, farelo de soja, milho, além de fertilizantes, combustível e minérios de ferro.




Baterista da Banda Estakazero é baleado em tentativa de assalto em Salvador

Tentativa aconteceu em um bairro nobre de Salvador e músico teria reagido. Vítima foi encaminhada para o Hospital Geral do Estado.


Baterista da Estakazero é baleado em Salvador (Foto: Divulgação/ Assessoria)
Paulo está internado em estado grave no HGE (Foto: Divulgação/ Assessoria)
O baterista da banda de forró baiana Estakazero foi baleado em uma tentativa de assalto, na Alameda das Espatódias, no Caminho das Árvores, na tarde desta terça-feira (19), segundo as primeiras informações da assessoria do grupo.
De acordo com informações da polícia, Paulo César Perrone Souza Júnior, de 32 anos, teria reagido a um assalto quando foi atingindo por tiros por dois homens que estavam em uma moto. Testemunhas disseram que a vítima foi baleada no abdômen e na cabeça dentro do carro em que estava, um Fiat Uno.
Souza foi socorrido por policiais e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE). A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, por volta das 17h50 desta terça-feira, que o estado de saúde de Paulo é grave e que ele passa por uma cirurgia no HGE.

Fonte: http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/07/baterista-da-estakazero-e-baleado-em-tentativa-de-assalto-em-salvador.html


Copom sobe juros para 12,50% ao ano no 5º aumento consecutivo

Taxa de juros permanece no patamar mais alto desde o começo de 2009. Objetivo da autoridade monetária é atingir IPCA de 4,5% em só em 2012.


 
 
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, colegiado formado pelos diretores e pelo presidente da autoridade monetária, se reuniu nesta quarta-feira (20) e decidiu subir a taxa básica de juros da economia brasileira em mais 0,25 ponto percentual, para 12,50% ao ano. Os juros permanecem, deste modo, no patamar mais alto desde janeiro de 2009.
Este é o quinto aumento consecutivo da taxa de juros, que vem subindo desde o início deste ano com o objetivo de conter pressões inflacionárias. Para evitar uma alta maior dos preços, o BC atua para conter a procura por produtos e serviços. Em 2011, os juros brasileiros avançaram 1,75 ponto percentual, visto que estavam em 10,75% ao ano no final do ano passado.
Ao fim do encontro, o BC divulgou a seguinte frase: "Avaliando o cenário prospectivo e o balanço de riscos para a inflação, o Copom decidiu, por unanimidade, neste momento, elevar a taxa Selic para 12,50% a.a., sem viés". Com isso, retirou do comunicado a avaliação de que os juros subiriam por um "período suficientemente prolongado" de tempo, o que pode ser uma indicação de que o processo de aumento dos juros estaria próximo do fim.

Selic 12,50% - julho 2011 (Foto: Editoria de Arte/G1)
Sistema de metas para a inflação


Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Para 2011 e 2012, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.
Na última semana, os economistas do mercado financeiro mantiveram sua previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2011 em 6,31%, informou o Banco Central. Para 2012, por sua vez, a previsão dos economistas dos bancos para o IPCA permaneceu estável em 5,20%. O BC já informou que busca a convergência da inflação para a meta central de 4,5% somente em 2012.
saiba mais
Expectativa do mercado e juros reais

A decisão sobre a taxa de juros veio em linha com o que acreditava a maior parte dos analistas do mercado financeiro. O mercado financeiro também espera mais um aumento dos juros em setembro, para 12,75% ao ano - patamar no qual deverão fechar 2011.
Em 12,50% ao ano, de acordo com estudo do economista Jason Vieira, da corretora Cruzeiro do Sul, em parceria com Thiago Davino, analista de mercado da Weisul Agrícola, a taxa real de juros (após o abatimento da inflação) do Brasil permaneceu para 6,8% ao ano, mais do que o dobro do segundo colocado (Venezuela, com 2,4% ao ano). A taxa média de juros de 40 países pesquisados está negativa em 0,8% ao ano.
O professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), José Dutra Sobrinho, avaliou que não seria necessário um novo aumento na taxa básica de juros da economia brasileira. Em 12,25% ao ano, segundo ele, a taxa já se encontrava em um patamar extremamente elevado, e resultaria em uma inflação em torno de 6,3% neste ano - abaixo do teto de 6,5% do sistema de metas.
"Essa taxa de juros representa um chamariz para os aplicadores do mundo. Se pegar os megaespeculadores, eles têm chance de pegar dinheiro no Japão a uma taxa próxima de zero. E aplicam a 12% ao ano. Esses caras investem aqui com lucro extraordinário. O brasileiro ajuda a pgar os juro para os especuladores do mundo", disse Dutra.

Cenário econômico

Para Sidney Nehme, da NGO Corretora, que acreditava em um novo aumento dos juros, embora a economia sinalize um "arrefecimento" no nível de atividade, ela ainda se mostra bastante aquecida. Segundo ele, o número de empregos criados em junho (215 mil vagas formais), fechando o semestre com 1,4 milhão de empregos com carteira, ainda é "expressivo".
Ele citou, porém, o resultado do IPCA-15, que apontou alta de 0,10% em julho, após crescer 0,23% no mês anterior. "Como a metodologia do IPCA-15 é a mesma do IPCA sendo diferente tão somente o período de pesquisa, o indicador pode ser considerado bom, já que o Focus [pesquisa feita pelo BC com os bancos] esta projetando o IPCA de julho em 0,20%, e efetivamente poderá ser menor", informou.
Nehme também tem alertado que a taxa de câmbio baixa, em torno de R$ 1,60, é boa para o controle da inflação. "Aparentemente, a manutenção da taxa cambial no entorno de R$ 1,57 até R$ 1,60 deixa o governo numa área de conforto, já que é contributiva para o controle inflacionário e a melhor dentro do possível para o momento", informou em seu comunicado.



quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pais utilizam programas para vigiar filhos na internet e no celular

Psicóloga alerta que ferramenta pode representar quebra de confiança entre pais e filhos, mas em alguns casos, a espionagem pode ser benéfica.




O uso da internet para monitorar os passos dos filhos já provoca um debate acalorado. Alguns pais estão colocando um programa espião no computador dos jovens. Estes pais acham que isso é proteção. Mas não seria invasão de privacidade?
Os programas espiões podem ser comprados ou baixados de graça pela internet e ficam ocultos no computador. Um deles envia por mensagem, todas as informações de quem está usando o equipamento. Manda fotos da tela, minuto a minuto, para o computador do pai.
Acompanhe o Jornal Hoje também pelo twitter e pelo facebook.
Foi o que fez Marco Antônio Prado com o filho. “O que ele comentava com os amigos, após festas, conversa com as amigas, namorada. Eu tinha informação, mas eu não passava a ele”, conta representante comercial.
Mas o adolescente com um pouco mais de conhecimento de informática percebe que existe no computador um programa espião, por isso agora ele está sendo instalado fora do computador, no mouse.
Dentro dele há um circuito parecido com o de um telefone celular, com chip e até um microfone escondido. Desta forma, o pai consegue monitorar tudo que o filho faz na internet e até ouvir as conversas dele enquanto usa o computador.



 
Já outro dispositivo é capaz de grampear os telefonemas. Os pais instalam um programa no celular do filho e através de um outro aparelho conseguem ouvir as conversas.
“Pode ser feito a escuta do ambiente onde a pessoa está. Pode fazer o rastreamento da pessoa através do GPS”, explica André Cardelli, consultor de segurança.
 
Com outros programas, os pais conseguem vigiar os filhos pelo celular, e recuperar as conversas de texto.
Um técnico de informática que não quis se identificar, monitora as filhas pelo computador de casa e não quer que elas descubram. “A preocupação é de outras pessoas que fazem isso com má intenção, iludir ela ou alguma coisa”, explica.
Para a psicóloga Patrícia Piazzon Queiróz, o excesso de invasão na vida dos filhos representa uma quebra de confiança. “Isso para a relação pai e filho é muito ruim, e mesmo pra uma relação do filho com outras pessoas, porque se meu pai traiu minha confiança a esse ponto, outros poderão fazer. Então isso é danoso emocionalmente.
Mas em alguns casos, a espionagem pode ser benéfica. “O meu filho vai mostrando algumas coisas, em relação à droga, uma dificuldade em lidar com algumas pessoas, muito preconceito, então isso já está me mostrando uma outra formação. Nesse caso aí a gente tem que tomar algum cuidado, então quando há alguns desvios, o pai tem que estar atento e saber o que o filho dele está fazendo.





Neymar e Pato acordam, Brasil bate Equador e se classifica em primeiro

Com doses de emoção e falhas do goleiro Julio César, Seleção garante passagem para as quartas de final. Time pega o Paraguai, no domingo.

 
Não foi fácil. O Brasil passou por sustos. A classificação aconteceu com doses de emoção. Mas finalmente Neymar e Alexandre Pato acordaram na Copa América. Com dois gols de cada um dos atacantes, a Seleção Brasileira fez o seu papel ao vencer o Equador por 4 a 2 nesta quarta-feira, no estádio Mario Kempes, em Córdoba, e garantiu o primeiro lugar no Grupo B do torneio. Caicedo, em duas falhas do goleiro Julio César, marcou para os rivais, que estão eliminados.
Mesmo com a bronca do capitão Lúcio e as mexidas do técnico Mano Menezes, que sacou Daniel Alves e Jadson para as entradas de Maicon e Robinho, o time canarinho ainda cometeu falhas e levou dois gols bobos. Com os mesmos cinco pontos da Venezuela, a Seleção avançou para as quartas de final como líder da chave e vai encarar o Paraguai, segundo melhor terceiro colocado, no domingo, às 16h (de Brasília), em La Plata, com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM, da TV Globo e do SporTV.
Brasil e Venezuela empataram no número de pontos e no saldo (dois), mas a equipe de Mano levou a melhor no número de gols marcados (4 a 3). Com o segundo lugar, a Vinotinto vai enfrentar o Chile nas quartas, às 19h15m (de Brasília) também no domingo. As outras duas partidas serão no sábado: Colômbia x Peru (16h, de Brasília) e Argentina x Uruguai (19h15m, de Brasília). Todos os jogos com transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM (confira a tabela completa da Copa América).

VEJA GALERIA COM AS MELHORES FOTOS DA PARTIDA EM CÓRDOBA

 
Pato Neymar gol Brasil x Equador (Foto: AP)
Pato e Neymar brilharam e garantiram o primeiro lugar para o Brasil no Grupo B (Foto: AP) Brasil mostra evolução com alterações, mas não balança a rede.

 
As mudanças de Mano Menezes se mostraram corretas pelo menos nos primeiros minutos da etapa inicial diante do Equador. Sem o topete à la Pelé, Robinho parecia mais leve para tentar ajudar Neymar e Alexandre Pato no ataque. Maicon, substituto de Daniel Alves, cumpria muito bem a função pelo lado direito, principalmente no apoio e ajudando o Rei das Pedaladas pelo setor.
Outro ponto que chamou a atenção nos primeiros 15 minutos de jogo foi a troca de posição dos atacantes. Pato, Neymar e Robinho se alternavam pelos setores do ataque. O primeiro lance de perigo da Seleção surgiu pela direita. Lucas Leiva lançou para Maicon, que passou pelo adversário com o drible da vaca e cruzou. A defesa afastou o perigo.
A Seleção mostrava um futebol bem melhor do que nos dois primeiros jogos da Copa América. Apesar disso, a primeira chance clara de gol foi do Equador. Arroyo arriscou de fora da área e Julio César defendeu no meio do gol.
O Brasil mostrava uma saída de bola mais rápida para o ataque e a troca de posições aparecia com mais naturalidade. Ganso lançou para Pato na esquerda. O atacante cruzou para Neymar, mas a zaga apareceu antes para cortar o lançamento. A partir do meio do primeiro tempo, a Seleção parou. Os atacantes passaram ase mexer menos, guardando posição.

Pato abre o marcador, mas Julio César falha e Equador empata

 
Mano Menezes no jogo do Brasil contra o Equador (Foto: EFE)
Empate do Equador deixou Mano Menezes preocupado na beira do gramado (Foto: EFE)
 
Mas nada impediu a ótima jogada de André Santos. Aos 28, o lateral-esquerdo percebeu a entrada de Alexandre Pato e cruzou na cabeça do atacante, que invadiu na área na corrida e desviou para abrir o marcador. Na comemoração, vibração do lado de fora do campo e abraço empolgado de Neymar.
Paulo Henrique Ganso aparecia pouco no jogo. Ramires também errava muitos passes, dando oportunidades para o Equador puxar os contra-ataques. Aos 36, quase o segundo do Brasil. Maicon recebeu pelo lado direito e rolou para Robinho na entrada da área. O Rei das Pedaladas chutou de primeira e a bola bateu na trave.
No lance seguinte, Caicedo recebeu na entrada da área, aproveitou bobeada de Thiago Silva e soltou a bomba. Julio César caiu para defender, mas a bola passou por baixo do corpo do goleiro: 1 a 1.Frango no estádio Mário Kempes.
O gol mexeu com a Seleção. O time de Mano passou a errar as saídas de bola e se sentiu acuado com a marcação do Equador. Quase veio a virada no fim do primeiro tempo. Após contra-ataque, Arroyo recebeu pelo lado direito, cortou o marcador e chutou de canhota. Julio César saltou para salvar o Brasil. E o primeiro tempo terminava em um bom momento para a Seleção, que estava perdida em campo.

Pato comemora gol do Brasil (Foto: EFE)
Alexandre Pato comemora o primeiro gol do Brasil no jogo desta quarta-feira, em Córdoba (Foto: EFE)

Neymar coloca o Brasil em vantagem no início da etapa final
A bronca de Mano no vestiário surtiu efeito. Logo aos quatro minutos, Ganso lançou para Neymar. A bola bateu em um defensor e sobrou novamente para o atacante, que chutou para colocar no Brasil novamente em vantagem.
O gol não intimidou o Equador. Mesmo em desvantagem, a equipe seguiu tentando chegar ao gol do Brasil. Em mais uma bobeada da marcação, Caicedo foi lançado na entrada da área, se posicionou e soltou a bomba. Julio César pulou atrasado e não conseguiu evitar o empate.
Diferentemente do primeiro tempo, a Seleção não deixou nem os rivais crescerem na partida.
Dois minutos após levar o empate, aos 15, Ganso roubou uma bola no meio-campo e tocou para Neymar. O jogador avançou pela direita e bateu cruzado. O goleiro Elizaga espalmou para a marca do pênalti, e Alexandre Pato chegou escorando entre os zagueiros para fazer o terceiro.
A Seleção seguiu melhor, principalmente pelo lado direito, com os apoios de Maicon, um dos melhores em campo. Aos 26, o lateral avançou até a linha de fundo e cruzou. Neymar apareceu em velocidade, se antecipou aos defensores e tocou para o fundo da rede: 4 a 2. Na comemoração, o garoto beijou as tatuagens com os nomes da mãe e da irmã nos pulsos.
A partir do quarto gol, Mano passou a mexer na equipe e a tirar suas principais peças. Praticamente ao mesmo tempo, o treinador sacou Ganso e Neymar e apostou nas entradas de Elias e Lucas. Em seguida, o comandou poupou Pato e colocou Fred, talismã do empate por 2 a 2 com o Paraguai, no último sábado. Após o apito final, festa e classificação suada para próxima fase do torneio continental.
BRASIL 4 X 2 EQUADOR
Julio César, Maicon, Lúcio, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Paulo Henrique Ganso (Elias); Robinho, Neymar (Lucas) e Alexandre Pato (Fred).Marcelo Elizaga, Neicer Reasco (Achilier), Norberto Araújo, Frickson Erazo e Walter Ayoví; Oswaldo Minda, Christian Noboa (Montaño), Michael Arroyo e Édison Mendez (Narciso Mina); Christian Benitez e Felipe Caicedo.

Técnico: Mano Menezes
Técnico: Reinaldo Rueda

Gols: Alexandre Pato, aos 28 minutos, Caicedo, aos 37 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 4 minutos, Caicedo, aos 13 minutos, Alexandre Pato, aos 15 minutos, Neymar aos 28 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: André Santos (Brasil); Noboa (Equador)

Árbitro: Roberto Silveira (URU)

Auxiliares: Miguel Nievas (URU) e Hernan Maidana (ARG)

Estádio: Mário Kampes, em Córdoba (Argentina)



Dívida com aposentados será paga em outubro para 69 mil pessoas

Data dos pagamentos obedecerá valor a receber, propõe governo federal. Débito total, que soma R$ 1,69 bilhão, é fruto de decisão do STF.

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, informou nesta quinta-feira (14) que o governo vai pagar aos aposentados e pensionistas a dívida relativa à diferença da revisão do teto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em parcela única.
Entretanto, os aposentados receberão em datas diferentes, de acordo com os valores que têm a receber. Aqueles que têm valores a receber de até R$ 6 mil, receberão em 30 de outubro deste ano. Segundo o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, essa faixa concentra 68.945 pessoas, ou seja, mais de 50% dos 131 mil aposentados que possuem créditos com a Previdência Social.
Os valores entre R$ 6 mil e R$ 15 mil, que concentram 28.122 aposentados, serão recebidos pelos aposentados somente em 31 de maio de 2012. Os créditos de R$ 15 mil a R$ 19 mil, com 15.553 aposentados, serão pagos somente em 30 de novembro de 2012, e, os valores acima de R$ 19 mil (para 15.661 aposentados), serão pagos somente em 31 de janeiro de 2013.
O pagamento deste débito resulta de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em setembro do ano passado, e beneficiará 131 mil pessoas. Garibaldi Alves lembrou que a Justiça ainda tem de aceitar a proposta de pagamento do governo aos aposentados. "Acho que a Justiça quer ver o cumprimento de sua decisão. O governo quer cumprir a decisão. Acho que a Justiça não vai criar problemas", disse ele.
O pagamento deste débito resulta de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada em setembro do ano passado, e beneficiará 131 mil pessoas.



'Condições especiais'
O Ministério da Previdência Social informou ainda que o pagamento obedecerá algumas "condições especiais". Os aposentados que fizeram pedido administrativo de revisão receberá o pagamento em até cinco anos antes de protocolado o pedido. Quem não fez pedido administrativo, mas ingressou na Justiça, receberá o pagamento em até cinco anos antes do ajuizamento da ação. Quem não fez qualquer pedido administrativo ou judicial receberá os valores devidos em até cinco anos antes do ajuizamento da ação pública no Tribunal Regional Federal.

'Esforço grande'
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves, informou esperar que os aposentados compreendam que a fórmula encontrada, com algumas pessoas recebendo o pagamento somente em 2013 (acima de R$ 19 mil a receber), não é a "ideal".
"O Ministério da Previdência fez um esforço muito grande para que pudessem receber isso. A partir deste critério de que, aqueles que têm uma menor quantia a receber, são aqueles que têm mais necessidade. É preciso que vocês considerem a situação financeira que o governo está enfrentando. Vocês sabem muito bem que isso fazia parte de uma dotação do orçamento e teve que ser cortada no primeiro momento para que se tivesse aquela economia de R$ 50 bilhões. Não digo que isso seja o ideal, mas foi o que se pôde obter em uma situação como essa que estamos vivendo", declarou Garibaldi Alves.

Decisão do STF
O valor total da dívida com os aposentados é de R$ 1,69 bilhão, o equivalente à média de R$ 10,5 mil por pessoa. Na última terça-feira, o ministro da Previdência já havia informado que o governo pagaria a dívdia com os aposentados. Entretanto, não havia confirmado como seria quitado o débito.
Além disso, Garibaldi Alves informou, antes de ontem, que 117.135 aposentados passarão a receber as diferenças mensais (e não aquelas referentes ao estoque da dívida já existente) a partir da folha de agosto – que começa a ser paga no começo de setembro. O impacto mensal da decisão será de R$ 28 milhões
A decisão beneficia aqueles que se aposentaram entre 5 de abril de 1991 e 1º de janeiro de 2004 e que tiveram, na época da concessão, o benefício limitado ao teto previdenciário (valor máximo pago pela Previdência Social), mas que tinham renda mensal superior ao teto antigo. Na época, as emendas 20/1998 e 41/2003 mudaram o teto do INSS, prejudicando quem contribuiu acima da cota máxima da Previdência e se aposentou. Além de corte nos benefícios, o segurado não teve direito à revisão dos ganhos.
O STF garantiu a revisão para todos (de 1988 ao fim de 2003) os prejudicados pela limitação que não tiveram a diferença incorporada nos reajustes do novo teto.

Ação
Em maio, o Ministério Público Federal de São Paulo entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, na Justiça Federal para obrigar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a fazer, em até 30 dias, o recálculo dos benefícios previdenciários de mais de 130 mil pessoas que se aposentaram entre 1991 e 2003 e estariam recebendo um benefício menor do que têm direito.
Em setembro do ano passado, o STF determinou que o governo repassasse a diferença para o beneficiário que entrou com a ação, mas estendeu a decisão para todos os aposentados em 1991 e 2003. Em dezembro de 1998 e janeiro de 2004, o governo federal elevou o teto de aposentadoria do INSS, através de emenda constitucional, mas esses valores não foram incorporados às aposentadorias e pensões de quem já recebia o benefício.