Email: solvipjequie@gmail.com

.
.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Ricardo Mansur é condenado a 11 anos de prisão por gestão fraudulenta

As sentenças foram proferidas pelo juiz Marcelo Costenaro Cavali, da 6ª Vara Criminal Federal.

A Justiça Federal condenou o empresário Ricardo Mansur, ex-dono da varejista Mappin, em dois processos criminais a uma pena total de 11 anos e meio de prisão por gestão fraudulenta da Mappin Previdência Privada (MPP) e do Banco Crefisul.
As sentenças foram proferidas pelo juiz Marcelo Costenaro Cavali, da 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.
Mansur poderá apelar em liberdade. O advogado Marcelo Rocha Leal Gomes, que defende Mansur, disse ao G1 que irá recorrer tanto no caso da Crefisul quanto do Mappin Previdência.
“Eu já apresentei a apelação do Mappin Previdência Privada e assim que a sentença do banco Crefisul for publicada vou entrar com recurso também. O prazo é de cinco dias a partir da publicação”, afirmou o advogado.




Ricardo Mansur é condenado a 11 anos de prisão por gestão fraudulenta
































De acordo com Leal Gomes, a MPP era uma empresa independente, que não fazia parte da Mappin loja de departamentos da qual Mansur era um dos sócios. “Ele era sócio só da parte do varejo. A Mappin Previdência Privada tinha seus diretores com total autonomia. Ele não tinha nenhum cargo e nenhuma relação com a MPP”, afirmou.
Na sentença, o empresário foi condenado a seis anos de reclusão no processo Mappin e mais 5 anos e 6 meses no processo Crefisul. Nas duas ações ele foi denunciado pela Procuradoria da República por violação ao artigo 4.º da Lei 7492/86 (Lei do Colarinho Branco). No caso do Crefisul, os prejuízos globais a terceiros, segundo apuração do Banco Central (BC), chegam a R$ 407,5 milhões.
Na demanda da MPP, as fraudes atribuídas a Mansur e a outros dois dirigentes, também condenados, teriam ocorrido entre 30 de junho de 1998 e 4 de agosto de 1999, quando foi decretada a liquidação extrajudicial da empresa. Investimentos da MPP excederam os limites do enquadramento legal por cinco anos.
A procuradoria apontou nove operações que caracterizaram concentração ilegal do capital da MPP em companhias de Mansur.
Sobre a condenação referente ao Crefisul, o advogado de defesa diz que Mansur era presidente do conselho do banco e participava apenas das decisões “macro” da empresa, não havendo tomado conhecimento de nenhuma das nove operações ilegais apontadas pela Justiça.
“Até porque não tem como uma pessoa participar da administração do banco, da Mappin Varejo, de tudo isso ativamente. Ele contratava uma diretoria, todos bem remunerados, e confiava nessa diretoria. Por isso ele dava total autonomia a eles”, afirmou.
O criminalista disse ainda que a condenação foi recebida com surpresa tanto pela defesa quanto pelo próprio Mansur, que estava confiante na absolvição. "Sempre acreditamos na sua inocência".
Ricardo Mansur é pai do empresário e jogador de polo Rico Mansur.



sexta-feira, 20 de maio de 2011

Conjuntivite


Olho com conjuntivite
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a quinze dias e não costuma deixar sequelas. Podem ser ocasionadas por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho torna-se vermelho, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, às vezes com secreção.A doença é relacionada aos hábitos de higiene dos indivíduos. Pode ocorrer também em animais.


Tipos:                                                                   


Infecciosa
A conjuntivite infecciosa é transmitida, mais freqüentemente, por vírus, fungos ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá, nesse caso, pelo contato. Assim, estar em ambientes fechados com pessoas contaminadas, uso de objetos contaminados, contato direto com pessoas contaminadas ou até mesmo pela água da piscina são formas de se contrair a conjuntivite infecciosa. Quando ocorre uma epidemia de conjuntivite, pode-se dizer que é do tipo infecciosa.

A conjuntivite viral geralmente é causada por um adenovírus, mas também pode ser transmitida por enterovirus tipo 70 (conjuntivite hemorrágica) e coxsackie A4 (conjuntivite hemorrágica). É muito comum em escolas, local de trabalho, consultórios médicos, ou seja todo local fechado, com contato íntimo entre pessoas. O diagnóstico é realizado pelas características clínica. O tratamento consiste na utilização de compressas frias, vasoconstritor tópico e lágimas artificiais. A propagação do vírus dura até 14 dias após o início dos sintomas.
A conjuntivite bacteriana caracteriza-se por ser purulenta. Geralmente são causadas por Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus aureus e Haemophilus influenzae. Estes tipos são tratados com antibióticos tópicos de expectro ampliado (cloranfenicol, neomicina, etc).
Um tipo, chamada de conjuntivite gonocócica, é causada por Neisseria gonorrhoeae que é sexualmente transmissível. Pode ser transmitida na hora do parto, mas é rara pois costuma-se aplicar uma gota de nitrato de prata 1% no saco conjuntival. É tratata com antibióticos sistêmicos e oculares.
A conjuntivite de inclusão é causada por Chlamydia trachomatis sorotipo D-K, pertencente ao trato genital do adulto. Possui uma duração maior e acomete geralmente jovens sexualmente ativos. Trata-se com azitromicina ou doxiciclina.
A conjuntivite fúngica é mais rara de ocorrer. Geralmente acontece quando uma pessoa é acidentada com madeira nos olhos ou utiliza lente de contato.

 

Alérgica




A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias (como quem tem rinite ou bronquite, por exemplo) e geralmente ocorre nos dois olhos. Esse tipo de conjuntivite não é contagiosa, apesar de que pode começar em um olho e depois se apresentar no outro. Pode ter períodos de melhoras e reincidências, sendo importante a descoberta da causa da conjuntivite alérgica.
É benigna por não envolver a córnea. Ocorre geralmente em regiões de clima mais frio. O alérgeno mais comum é o pólen. São tratadas com anti-histamínicos e estabilizadores de mastócitos.
A conjuntivite papilar gigante é causada, sobretudo, por uso de lentes de contato.

 

Tóxica


A conjuntivite tóxica é causada por contato direto com algum agente tóxico, que pode ser algum colírio medicamentoso ou alguns produtos de limpeza, fumaça de cigarro e poluentes industriais. Alguns outros irritantes capazes de causar conjuntivite tóxica são poluição do ar, sabão, sabonetes, spray, maquiagens, cloro e tintas para cabelo. A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante. Se a causa for medicamentosa é necessário a suspensão do uso, sempre seguindo uma orientação médica.


Medidas de prevenção e controle                
  • Lavar as mãos frequentemente;
  • Não enfiar a mão em locais sujos e depois no olho;
  • Evitar aglomerações ou frequentar piscinas de academias ou clubes e praias;
  • Lavar com frequência o rosto e as mãos, uma vez que estas são veículos importantes para a transmissão de microrganismos patogénicos;
  • Não coçar os olhos;
  • Aumentar a frequência com que troca as toalhas do banheiro e sabonete ou use toalhas de papel para enxugar o rosto e as mãos;
  • Trocar as fronhas dos travesseiros diariamente enquanto perdurar a crise;
  • Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou de qualquer outro produto de beleza;
  • Evitar contato direto com outras pessoas;
  • Não ficar em ambientes onde há bebês;
  • Não usar lentes de contato durante esse período;
  • Evitar banhos de sol;
  • Evitar luz, pois essa pode fazer com que o olho contaminado venha a doer mais.

Tratamento                                                         

  • Para melhor poder diagnosticar a causa da conjuntivite, é de todo aconselhável a ida a um serviço de urgência oftalmológico, onde o médico poderá retirar uma amostra (através de zaragatoa) das secreções purulentas produzidas pelos olhos, que será analisada em nível bacteriológico, fungal e viral na tentativa de descobrir qual o agente causador da conjuntivite. A prescrição de antibióticos para conjuntivites virais não tem qualquer efetividade e é incorreta, visto que, vírus não podem ser mortos pela ação destes tipos de medicamentos.
  • É utilizado gaze e água filtrada ou mineral, ou ainda soro fisiológico, para limpar as casquinhas que se formam em volta do olho. Água boricada não é mais indicada pelos médicos para esse tipo de tratamento.
  • Não deve ser tocado com a superfície das embalagens no olho ou pálpebra quando da aplicação, para evitar a contaminação das soluções (colírios e pomadas);
  • No caso do agente causador, o médico poderá prescrever um tratamento com antibiótico (em caso de bactérias), antifungo (em caso de fungo) ou antiviral (em caso de vírus), que será diferente consoante o tipo e o grau de resistência do agente que causa a doença;


Um olho, com conjuntivite aguda
Conjuntivite gonocócica
Conjuntivite alérgica
Um olho com conjuntivite bacteriana

























Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjuntivite

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Jovem que confessou ter matado namorado em motel se entrega no RJ

Ela chegou pouco antes das 12h desta segunda à 77ª DP (Icaraí).  Advogado de defesa da jovem alega que ela tem problemas mentais graves.

.
A jovem que confessou ter matado o namorado num motel, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, se entregou à polícia no final da manhã desta segunda-feira (16), na 77ª DP (Icaraí). Ela chegou à delegacia com os cabelos um pouco mais escuros. A vítima, um empresário de 33 anos, foi encontrada enforcada na madrugada de sábado (14). Em depoimento à polícia, a jovem teria confessado o crime, mas alegou que agiu em legítima defesa após uma tentativa de estupro.
Segundo o advogado de defesa da jovem, Rodolfo Tompson, ela tem problemas mentais. "Estamos tratando de uma pessoa enferma. Ela toma mais de dez medicamentos controlados. Não é tese de defesa. Nós estamos lidando com uma pessoa que tem graves problemas mentais". 
O corpo do empresário foi enterrado no domingo (15) no Cemitério Parque da Paz, em São Gonçalo. 
Perfil em rede social
Durante as investigações, a polícia descobriu que a
jovem mantinha perfil em redes sociais e seguia comunidades como “Desista você perdeu ele para mim",  "Profile de gente morta“e "As máscaras sempre caem".

Advogado da jovem que confessou ter matado namorado em motel (Foto: Thamine Leta/G1)
Advogado da jovem diz que ela tem problemas mentais (Foto: Thamine Leta/G1)
De acordo com a polícia, o casal teria chegado ao motel por volta das 2h de sábado. Antes de chegar ao local, segundo relato da jovem, eles teriam ido até uma comunidade para comprar cocaína e maconha. Na versão da suspeita, só o namorado teria usado drogas. Já no motel, a jovem contou que ele teria tentado estuprá-la, e para impedi-lo, ela o teria empurrado e ele caiu no chão. Segundo a polícia, a jovem disse que o empresário não teria conseguido levantar, e num acesso de raiva, ela teria pego o cinto do rapaz e tentado enforcá-lo. Após constatar que saía sangue pela boca dele, ela percebeu que algo grave tinha acontecido.

Polícia investiga ameaças e crime premeditado
A família e os amigos contam que a suspeitam já tinha feito ameaças contra o empresário. Antes do crime, ela teria ligado várias para o celular dele para marcar um encontro. A jovem estaria inconformada porque o empresário teria saído com outra mulher. "Ela só vivia ameaçando ele, direto. Ela dizia 'eu conheço muita gente, eu conheço bandido, conheço polícia", explica um homem que não quis se identificar. Outra mulher relata que a suspeita ligou vezes para a vítima. "Ela ligou pra ele na sexta-feira a tarde inteira, dizendo que se ele não fosse dela, não seria de ninguém".
Segundo a família, os telefonemas constantes da suspeita para o empresário foram o motivo da separação do casal.
A delegada que investiga o crime, Juliana Rattes, da 77ª DP (Icaraí), investiga se o crime foi premeditado. "A gente encontrou já diversas contradições, no depoimento dela, e contradições também com o que o perito do local também me informou. Se de fato a versão da família da vítima for verdadeira, a gente vai ter que considerar que ela foi realmente muito dissimulada", explica a delegada.
A Justiça decretou a prisão temporária da suspeita. Ela foi indiciada por homicídio qualificado por motivo fútil e tentativa de ocultação de cadáver, já que após enforcar o empresário, ela teria tentado arrastar o corpo para a garagem do motel, mas não teria conseguido.
A investigação aponta que a suspeita pagou a conta do motel e foi embora usando o carro do namorado. Ao chegar em casa, ela teria contado a história para a irmã, que é advogada. A irmã então, ligou para o motel perguntando se alguém havia socorrido o empresário. O estabelecimento chamou a polícia, e os agentes conseguiram localizar a jovem suspeita do crime.

Drogas no carro



Segundo a polícia, já na delegacia, a jovem alegou que sofria de síndrome do pânico e que faria uso de medicamentos controlados. A polícia informou que, segundo relatos da família da vítima, a jovem seria amante do empresário e teria sido pivô da separação dele.
Além do laudo pericial, a polícia deve ouvir outros parentes da vítima, para entender a relação dos dois. No carro do empresário, segundo agentes, foram encontrados resto de um cigarro de maconha e pó branco.


FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/05/jovem-que-matou-namorado-em-motel-em-niteroi-se-entrega-policia.html


Solta o grito de 'é campeão': sete torcidas comemoram no domingo

Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Bahia de Feira, Chapecoense, Inter e Santa Cruz dão a volta olímpica em dia de muito nervosismo e emoção

O domingo foi de muita festa no futebol brasileiro, com sete campeonatos estaduais chegando ao fim. Em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia e Santa Catarina, foi realizada a segunda partida da final. Os gaúchos tiveram a decisão mais extensa, com o campeão Inter saindo nas cobranças de pênaltis. Mas, não com menos emoção, também levantaram a taça Santos, Cruzeiro, Atlético-GO, Santa Cruz, Bahia de Feira e Chapecoense.

Na Vila Belmiro, o Santos venceu o Corinthians por 2 a 1 e faturou o 19º título, diminuindo a diferença para o time do Parque São Jorge, que tem 26. O bicampeonato paulista é mais um feito da vitoriosa geração dos Meninos da Vila, que hoje têm em Neymar a sua maior estrela. O craque, para finalizar a campanha em grande estilo, deixou a sua marca. Arouca abriu o placar na partida que ofereceu mais um troféu para a grande coleção do técnico Muricy Ramalho.
Em Minas Gerais, a festa foi do Cruzeiro. Mas foi sofrido. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 1, a equipe de Cuca deu a volta por cima e venceu o Atlético-MG por 2 a 0, gols de Wallyson e Gilberto. Foi a 36ª conquista estadual da equipe celeste, que diminui a vantagem do Atlético-MG, hoje com 40 títulos.
O nervosismo também deu o tom no Rio Grande do Sul. Depois de perder para o Grêmio no duelo de ida, no Beira-Rio, por 3 a 2, o Inter devolveu o placar neste domingo, no Olímpico, e levou a melhor nos pênaltis, conquistando o 40º troféu gaúcho e aumentando a diferença para o rival tricolor, que já foi campeão 36 vezes.

A festa mais surpreendente aconteceu na Bahia, onde o Bahia de Feira bateu o favorito Vitória por 2 a 1, no Barradão, num duelo digno de Davi x Golias. Foi o primeiro título da história do time do interior, que impediu o pentacampeonato rubro-negro. O Vitória segue com 26 conquistas.
Em Goiânia, o equilíbrio marcou a decisão entre Atlético-GO e Goiás. O jogo de ida e o de volta terminaram 1 a 1. E, como o Dragão fez a melhor campanha da primeira fase, faturou o bicampeonato, um feito inédito na sua história. Foi a 12ª conquista estadual do clube rubro-negro, que diminui a vantagem do rival, que tem 22 títulos.
No Catarinense, a festa foi do Chapecoense, que venceu o Criciúma por 1 a 0 e faturou a quarta taça da sua história. O mais curioso é que o Chapecoense, rebaixado em 2010, disputaria a Segunda Divisão nesta temporada. Mas se beneficiou da desistência do Atlético de Ibirama para retornar à elite e dar a volta olímpica. O Criciúma segue com nove títulos.

No jogo de maior público este ano no Brasil (62.243 presentes), o Santa Cruz foi derrotado pelo Sport (1 a 0), mas mesmo assim voltou a gritar "campeão" depois de seis anos, impedindo o hexa do Leão, já que venceu o primeiro jogo por 2 a 0. O Santa vai a 25 títulos, contra 39 do rival.
Por fim, no sábado, o Brasiliense levantou o título do Distrito Federal, o sétimo da sua história, ao empatar com o Gama por 1 a 1 no estádio Serejão, em Taguatinga. O Gama ainda é o maior campeão do DF, com dez conquistas.



terça-feira, 10 de maio de 2011

Após decisão do STF, casal gay sela união em Curitiba

 “Agora sou reconhecido como cidadão”, diz Toni Reis, que comanda a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais

Toni Reis e o inglês David Harrad oficializam a união estável em Curitiba (Luiz Costa/La Imagem/Fotoarena)

Depois de 21 anos vivendo com o inglês David Harrad, Toni Reis pôde oficializar sua união com o companheiro, nesta segunda-feira, em Curitiba (PR). Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que, na semana passada, reconheceu a união estável de pessoas do mesmo sexo, eles resolveram não perder mais tempo. O registro foi feito no início da tarde. “Estamos superfelizes. Estou há 21 anos junto com meu companheiro, mas não tínhamos esse direito. Agora sou reconhecido como cidadão”, disse Reis ao site de VEJA.

Apesar de a
decisão do Supremo ter validade imediata - pode ser aplicada, na prática, desde a noite da última quinta-feira -, os dois dizem que foi preciso passar por quatro cartórios da capital paranaense para conseguir oficializar a união estável.

Antes do julgamento, duas pessoas do mesmo sexo que viviam juntas assinavam uma espécie de contrato em que figuravam como sócios. “A validade era relativa. Alguns tribunais acatavam, outros não. Agora, com a decisão do Supremo, todos terão que acatar”, lembrou o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg), Rogério Bacellar.

Fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/apos-decisao-do-stf-casal-gay-sela-uniao-em-curitiba

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Deixa o hospital 1º americano a receber transplante total de face

Aparece em público 1º americano que fez transplante completo de rosto

O primeiro norte-americano a receber um transplante completo de rosto fez nesta segunda-feira (9) a sua primeira aparição pública após a cirurgia.

Dallas Wiens, de 25 anos, apareceu cercado de cirurgiões em um hospital de Boston, pouco antes de deixar o hospital.

Ele havia sido operado em março, em um procedimento que durou 15 horas e envolveu uma equipe de 30 profissionais de saúde.

Morador da cidade texana de Fort Worth, ele recebeu novos nariz, lábios, pele, músculos e nervos de um doador morto, não identificado.

A cirurgia foi paga pelo Pentágono, que espera usar os conhecimentos obtidos para ajudar soldados com ferimentos faciais graves.

Wiens teve o rosto desfigurado e queimado e ficou cego do olho esquerdo após tocar um fio de alta tensão quando pintava uma igreja, em novembro de 2008.

 

Dallas Wiens antes (à esquerda) e nesta segunda-feira (9), em Boston, após a cirurgia (Foto: AP)

Dallas Wiens antes (à esquerda) e nesta segunda-feira (9), em Boston, após a cirurgia (Foto: AP)





terça-feira, 3 de maio de 2011

Terrorista Osama Bin Laden é morto no Paquistão.

Líder da al-Qaeda foi morto em operação dos EUA próximo a Islamabad. Rede terrorista deve tentar vingar a morte, diz diretor da CIA.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, confirmou em pronunciamento na TV na madrugada desta segunda-feira (2) a morte de Osama bin Laden, líder da rede terrorista da al-Qaeda, responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA, que mataram cerca de 3.000 pessoas.
De acordo com Obama, a morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista -que tinha entre 53 e 54 anos- durante a semana passada.
O diretor da CIA, Leon Panetta, disse que a rede terrorista da al-Qaeda deve "quase certamente" tentar vingar a morte de Bin Laden.
"Apesar de Bin Laden estar morto, a al-Qaeda não está", disse o diretor da principal agência de espionagem dos EUA. "Os terroristas quase certamente vão tentar vingá-lo, e nos devemos -e vamos- permanecer vigilantes e resolutos."

Sigilo
A operação, sigilosa, foi executada na noite de domingo (madrugada de segunda no horário afegão) por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden
em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital paquistanesa. A TV americana ABC mostrou imagens do interior do complexo.


Soldados paquistaneses no local em que Osama bin Laden foi morto neste domingo (1º) em Abbotabad, no Paquistão. (Foto: AP)
Soldados paquistaneses na fortaleza em que Osama bin Laden foi morto na madrugada desta segunda-feira (pelo horário local, noite de domingo no Brasil) em Abbotabad, no Paquistão, segundo o governo dos EUA. O local estava isolado por um tapume vermelho (Foto: AP)

A operação foi feita exclusivamente pelas forças americanas, segundo a chancelaria paquistanesa. Um funcionário dos EUA argumentou que isso ocorreu para preservar o sigilo necessário à operação.
saiba mais
Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido.
Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
Um oficial de Segurança Nacional disse à agência Reuters que a missão da equipe era matar, e não capturar Bin Laden.

'Justiça'
"Foi feita justiça",
disse Obama. "Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças."
Segundo o presidente -que já lançou sua campanha à reeleição em 2012-, o corpo do terrorista está em poder das autoridades dos EUA.
Fontes do governo confirmaram que o corpo foi sepultado no mar, conforme o que seria o costume islâmico.
Nenhum país teria aceitado receber o corpo do terrorista, segundo as fontes citadas. Sepultar o corpo de Bin Laden no mar garantiria que seu local de repouso final não se tornasse um templo para peregrinação de seus seguidores, segundo a TV americana ABC.
Funcionários do governo e um congressista disseram que Bin Laden morreu com um tiro na cabeça, mas também não havia informação oficial sobre isso.
Uma autoridade disse à agência Reuters, sob anonimato, que testes de DNA e técnicas de reconhecimento facial seriam usados para ratificar a identificação do corpo.


Osama Bin Laden (Foto: AP)
Osama Bin Laden (Foto: AP)
A mesma autoridade disse que a ação foi acompanhada em tempo real por Leon Panetta, diretor da CIA, e por outras autoridades da inteligência americana, na sede da CIA, na cidade de Langley, no estado americano da Virgínia. A confirmação da morte foi recebida com aplausos prolongados, segundo a fonte.

Mais quatro mortes
Funcionários do governo americano também afirmaram que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teve a duração de 40 minutos.
Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. Já a mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano por uma das vítimas. Ainda não havia confirmação oficial destas informações.
A operação estava sendo planejada desde agosto do ano passado, após os americanos terem conseguido uma pista segura sobre o paradeiro de Bin Laden. Obama disse ter autorizado a execução na sexta-feira.

Comemoração
Enquanto Obama fazia seu pronunciamento, dezenas de norte-americanos já cercaram a Casa Branca comemorando a morte do terrorista. Também houve comemoração no Marco Zero, local dos atentados em Nova York, e em outros pontos do país.


Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden.  (Foto: AP)
Em frente à Casa Branca, em Washington, multidão comemora o anúncio da morte de Osama bin Laden. (Foto: AP)
Antes do pronunciamento, a morte de Bin Laden já havia sido divulgada pela rede de TV CNN e confirmada por três fontes norte-americanas e também anunciada pela agência de notícias Reuters.


Procurado havia pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden era considerado o mentor dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubaram as Torres Gêmeas em Nova York, atingiram o Pentágono e deixaram cerca de 3.000 mortos.
Os ataques levaram à invasão do Iraque e do Afeganistão por tropas lideradas pelos EUA, no que ficou conhecido como "guerra ao terror".
O secretário-geral da Otan, Anders Rogh Rasmussen, disse nesta segunda que a atuação da Aliança Militar no Afeganistão prosseguirá, mesmo após a morte de Bin Laden.
O terrorista também era conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.


mapa bin laden versão 4 620 (Foto: Arte G1)
Bush: 'vitória para os EUA'

O ex-presidente americano George W. Bush, que comandava o país na época dos atentados, disse que a morte de Bin Laden foi "uma vitória para os Estados Unidos". Ele disse ter recebido a notícia da morte por intermédio do próprio Obama, em um telefonema de quatro minutos..

Alerta
Após o anúncio da morte, o Departamento de Estado dos EUA alertou para um
maior risco de "violência antiamericana' em todo o mundo.
A Interpol também pediu a seus países-membros que aumentem as medidas de segurança por conta de risco de atentados por terrorista ligados à al-Qaeda ou inspirados pela morte de Bin Laden.

Reação
O Talibã, movimento fundamentalista islâmico aliado à al-Qaeda,
desmentiu a informação sobre a morte de Bin Laden, mas não justificou a afirmação.
Posteriormente, um porta-voz do braço paquistanês do grupo confirmou a notícia da  morte e disse que o grupo iria revidar em alvos paquistanteses e americanos.
Um integrante do braço iemenita da rede terrorista da al-Qaeda no Iêmen também confirmou a notícia à France Presse.

Mais procurado do mundo
Após os atentados nos EUA, Bin Laden se tornou o homem mais procurado do mundo, com uma recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça.
Desde então, ele passou a ser buscado por dezenas de milhares de soldados dos Estados Unidos e do Paquistão.
Nesse período, Bin Laden reaparecia episodicamente em gravações de áudio e vídeo ao longo dos anos, alto, magro, sempre usando barba. Boatos sobre seu paradeiro, estado de saúde e possível morte sempre surgiam.

História
Bin Laden
nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed bin Laden.
Seu primeiro casamento foi com uma prima síria, aos 17 anos. Acredita-se que ele tenha tido 23 filhos com ao menos cinco esposas.


Um dos aviões se dirige para as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 (Foto: AP)
Um dos aviões se dirige para as Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 (Foto: AP)
Bin Laden utilizou sua fortuna para financiar a Jihad (guerra santa) contra os soviéticos e depois contra os americanos. Em 1973, entrou em contato com grupos radicais islâmicos.
Após a invasão soviética do Afeganistão em 1979, viajou para este país para combater os invasores com o apoio da CIA, a Agência Central de Inteligência americana. Sua organização, a al-Qaeda ("A Base"), foi fundada em 1988, um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.
Em 1989, ele voltou à Arábia Saudita. Após o estouro da guerra do Golfo em 1991, ele criticou a família real por ter autorizado o desembarque de soldados americanos em território saudita, posição que lhe rendeu o status de persona non grata no seu próprio país.
Instalou-se então no Sudão, onde os serviços americanos de inteligência o acusaram de financiar campos de treinamento de terroristas. Em 1994, foi definitivamente privado da nacionalidade saudita.
Em 1996, o Sudão, submetido à pressões americanas e da ONU, pediu a Bin Laden que fosse embora do país. Ele foi então para o Afeganistão, onde organizou uma dezena de campos de treinamento e passou a lançar apelos contra os Estados Unidos.


A ação mais espetacular que lhe foi atribuída antes do dia 11 de setembro foi um ataque contra as embaixadas americanas na Tanzânia e no Quênia, no dia 7 de agosto de 1998, que causou 224 mortos e milhares de feridos.
Em 1999, ele foi incluído na lista do Departamento Federal de Investigações americano (FBI) entre as dez pessoas mais procuradas do mundo.
Bin Laden também foi acusado de ter ordenado o ataque contra o navio americano "USS Cole" no Iêmen, que fez 17 mortos em outubro de 2000. O Iêmen é considerado hoje um dos principais redutos de terroristas ligados à al-Qaeda.






Flamengo vence mais uma vez o Vasco e se sagra campeão Carioca de 2011.

Pelo segundo turno do campeonato, Trem Bala da Colina desperdiça três cobranças de pênaltis e Thiago Neves marca o gol do título Rubro-Negro que leva, de forma invicta, o seu 32º Campeonato Carioca e aumenta hegemonia no estado.

Nos pênaltis e invicto. Assim o Flamengo confirmou a sua hegemonia no Rio de Janeiro e conquistou, neste domingo, o título do Campeonato Carioca ao derrotar o Vasco na decisão da Taça Rio, nos pênaltis, por 3 a 1, após empate por 0 a 0 no tempo normal. O Bonde sem Freio - que já ganhara a Taça Guanabara - parou o Trem-Bala da Colina no Engenhão e, sem necessidade de uma final de campeonato, aumentou a vantagem rubro-negra no estado, com seu 32º título. O Tricolor, que foi o vice-campeão na soma dos pontos dos dois turnos, tem 30 conquistas.
Esta foi a sétima vitória consecutiva do Flamengo em decisões por pênaltis: o último fracasso foi diante do Santos, na Copa Sul-Americana de 2004. A superioridade nas cobranças foi determinante para que o time da Gávea conquistasse o Carioca de forma invicta (com 11 vitórias e sete empates). Foi assim que ele eliminou Botafogo, Fluminense e Vasco nas semifinais e finais da Taça Guanabara e da Taça Rio. A final do primeiro turno foi exceção, com triunfo por 1 a 0 diante do Boavista. Neste domingo, Renato, Fernando e Thiago Neves converteram seus pênaltis, com Fierro desperdiçando.
O goleiro Felipe, decisivo em outras ocasiões, nem precisou praticar uma defesa. As três cobranças erradas - de Bernardo, Fellipe Bastos e Elton - foram em chutes para fora. Alecsandro, que abriu a disputa, marcou.
O Vasco amarga mais um vice-campeonato para o adversário e vê o fim da esperança, por ora, de acabar com o jejum de oito anos sem títulos de Primeira Divisão - o último foi o Carioca de 2003. A tentativa agora é a Copa do Brasil, competição pela qual o time entra em campo na quarta-feira. Enfrenta o Atlético-PR às 21h50m, na Arena da Baixada, pelo jogo de ida das quartas de final.
Pela mesma competição, a torcida do Flamengo encontrará o time campeão carioca na quinta-feira, de novo no Engenhão. O adversário será o Ceará, às 21h50m.


comemoração flamengo campeão taça rio  (Foto: André Durão / Globoesporte.com)
Bonde do Mengão sem freio comemora o título antecipado e de forma invicta com muita alegria após a vitória nos pênaltis sobre o Vasco, por 3 a 1 (Foto: André Durão / Globoesporte.com) Jogo morno e destaque para os goleiros.


Sob os olhares do técnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes, que mais uma vez esteve no Engenhão, os times fizeram uma partida truncada e com algumas jogadas violentas nos primeiros minutos. O árbitro marcava poucas faltas e deixava o jogo correr. Mesmo com Allan improvisado na lateral direita, o Vasco começou assustando justamente pelo setor. Com menos de dez minutos, foram pelo menos três chances por ali, com o próprio Allan, Fellipe Bastos e Eder Luis. Em duas delas, a defesa do Flamengo afastou mal a bola. Apesar de as duas torcidas terem comparecido em bom número (33.946 pagantes e 39.029 presentes), era a vascaína que cantava mais alto e empurrava o Trem-Bala.
Contando com o retorno de Ronaldinho Gaúcho, recuperado de dores no joelho esquerdo que o tiraram das últimas duas partidas, o Rubro-Negro tinha mais posse de bola, mas errava muitos passes. Ainda assim, as duas primeiras grandes chances do jogo foram suas. Aos 22 minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta, e Thiago Neves, livre, cabeceou pra fora. Quatro minutos depois, foi a vez de Bottinelli receber de Deivid e, na cara do gol, chutar para grande defesa de Fernando Prass.


Aos poucos, o Bonde começava a acelerar. Contestado por suas atuações na temporada, Deivid se movimentava muito no ataque e dava trabalho aos zagueiros vascaínos. Já o argentino Bottinelli destoava no meio-campo e não conseguia dar sequência às jogadas. Depois do bom início, o Vasco tentava se reorganizar em campo. Em chute de longe, o meia Felipe assustou o xará camisa 1 do Flamengo e quase abriu o placar.
O goleiro rubro-negro teve outro momento de tensão aos 34 minutos. Ao cortar um cruzamento da direita, Felipe levou uma cabeçada involuntária de Alecsandro em seu cotovelo direito. O jogador foi atendido pelos médicos do clube e causou apreensão na torcida com suas expressões de dor no ombro, mas foi para o sacrifício a tempo de salvar uma cabeçada de Diego Souza, na última chance clara da primeira etapa.
Placar zerado e pênaltis novamente.
Mesmo ainda sentindo dores, Felipe voltou para o segundo tempo. E viu Ronaldinho Gaúcho quase colocar o Flamengo em vantagem. Bottinelli sofreu falta na entrada da área, e o camisa 10 da Gávea cobrou para mais uma boa defesa de Prass. Tranquilo e precisando apenas de uma vitória para conquistar o título carioca, Luxemburgo observava tudo sentado no banco de reservas. Já Ricardo Gomes orientava efusivamente sua equipe à beira do campo. Um retrato da situação diferente dos dois times na competição.
O ímpeto inicial das equipes, no entanto, não foi o mesmo da primeira etapa, e o jogo caiu muito de produção. Gomes havia acabado de orientar Ramon a explorar mais o lado direito do Flamengo em cima de Galhardo, quando Luxemburgo tirou Bottinelli, que não gostou nada da substituição, e pôs Fierro em campo justamente para reforçar o setor. O técnico vascaíno respondeu com a entrada de Bernardo na vaga do apagado Diego Souza.


E foi o próprio Bernardo que tentou reanimar a partida. Em seu primeiro lance, chutou de fora da área e obrigou Felipe a se esticar todo para espalmar a bola para escanteio. Com o fim do jogo se aproximando, as duas equipes se esqueceram da parte tática e se lançaram ao ataque em busca de um gol salvador na base da raça. Aos 45 minutos, o grito quase explodiu na garganta dos rubro-negros. Após escanteio, a bola sobrou para Thiago Neves, que emendou de primeira de fora da área. A bola saiu raspando a trave direita de Fernando  Prass.
Antes de encerrar a partida, o árbitro Luiz Antônio Silva dos Santos ainda teve tempo de expulsar Allan e Willians, que se desentenderam após uma falta. A decisão, mais uma vez, seria nos pênaltis. E, mais uma vez, o Flamengo levou a melhor. Coube a Thiago Neves, que havia desperdiçado uma cobrança na semifinal, garantir a taça, deslocando o goleiro Fernando Prass.


Ficha técnica:
vasco 0 (1) X (3) 0 flamengo
Fernando Prass; Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Rômulo, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza (Bernardo); Éder Luis (Élton) e Alecsandro.Felipe; Galhardo (Fernando), Welinton, David Braz e Rodrigo Alvim; Willians, Renato, Bottinelli (Fierro) e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid (Wanderley).
Técnico: Ricardo GomesTécnico: Vanderlei Luxemburgo
Nos pênaltis: pelo Vasco, Alecsandro marcou, e Bernardo, Fellipe Bastos e Elton desperdiçaram; pelo Flamengo, Renato Abreu, Fernando e Thiago Neves marcaram, e Fierro desperdiçou.
Cartões amarelos: Fellipe Bastos, Alecsandro, Élton e Bernardo (Vasco); Bottinelli, Rodrigo Alvim e Galhardo (Flamengo) Cartões vermelhos: Allan (Vasco) e Willians (Flamengo).
Data: 01/05/201.
Local: Engenhão (Rio de Janeiro). 
Árbitro: Luiz Antônio Silva dos Santos.
Auxiliares: Ediney Guerreiro Mascarenhas e Marco Aurélio dos Santos Pessanha.
Renda: R$ 1.033.625,00
Público pagante: 33.946.
Público presente: 39.029.